quinta-feira, 27 de junho de 2013

Projeto Leitura 2012



PROJETO LEITURA 2012
FEIRA LITERÁRIA INTERDISCIPLINAR

TEMA:  Lendo para Conhecer e Transformar.
DURAÇÃO: 30 dias ( Outubro).
CLIENTELA: Alunos do Jardim I – (Infantil), 1º - 5º ano do E.F. I. e 1º - 2º Ano do E.M.
PROFESSORES: Do Ensino Infantil ao Ensino Médio.
.
APRESENTAÇÃO:
Sendo a leitura a forma mais significativa do sujeito conhecer o mundo e transformá-lo pensou-se num projeto onde Trabalhar com Literatura na escola com a intenção de promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
O professor, a família e a sociedade precisam ler para que crianças, adolescentes e jovens sejam envolvidas pelo texto, servindo de referencial. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a ideia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto à leitura. Os debates, a leitura crítica e comparativa, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas sobre o autor do livro, registros com desenhos, síntese e produções de textos diversos, são atividades para trabalhar o livro no espaço formal e informal, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer.
Baseado nesse contexto e sabedores do nosso papel de agentes de mudanças e de que a aprendizagem vai além das nossas limitações a Professora Midiã Fábia Almeida da Silva junto a Escola Batista situada a Rua Guanabara – Centro no Ensino Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio comprometem em desenvolver e buscar metas e atribuições no ato de ler, ouvir, escrever e dramatizar com prazer e significação.


OBJETIVO GERAL: 
Despertar o gosto pela leitura desde inicio a todas as outras etapas de escolaridade a partir de trabalhos com histórias, clássicos, contos, lendas, poemas, músicas, de forma prazerosa e diversificada, a fim de alcançar os objetivos pedagógicos. O incentivo da família deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre individuo e o livro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Expressar-se oralmente.
·         Despertar interesse pela leitura com prazer e significação.
·         Possibilitar o conhecimento de diversos autores e obras.
·         Conhecer através de pesquisa a vida e obra do autor.
·         Registrar a leitura levando em conta sua própria visão.
·         Fazer ponte da época em que a obra foi escrita para atual.
·         Coletar o material produzido para exposição como produto final.
·         Organizar as informações para apresentações da culminância.

JUSTIFICATIVA: 
Baseado nesse contexto a Escola Batista, pensando na importância de ler para construir , ressignificar e transformar  cria-se um projeto que privilegie a literatura no espaço formal, promovendo a emancipação do saber e a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
Queremos que nossos alunos sejam apaixonados por livros, que ler e ouvir histórias, contos, poesias,poemas  até o fim não seja obrigação, mas, sim uma possibilidade norteadora pelo desejo, pela viajem e pelo lúdico que só o livro tem.
Enfim esse projeto é uma forma de trabalho que possibilita o intercambio entre Escola X Conhecimento de mundo, de maneira lúdica, porém significativa. Braga e Silvestre posicionam-se a respeito quando enfatizam que:
"Para formar um leitor e um produtor de textos competente e autônomo, capaz de compreender e interpretar aquilo que lê, construir significados e transformá-los em palavras, exige-se do professor uma intervenção adequada, contínua e explícita durante toda a vida escolar do aluno. E essa intervenção deve ocorrer de forma coerente e sistemática antes, durante e depois das atividades de leitura (2002, p. 20, grifos das autoras)."
Baseado nesse contexto afirma-se que podemos sim como mediadores em educação transformar e ressignificar a vida proporcionando um passado, presente e futuro melhor através da descoberta da literatura, ou seja, a leitura funcionando como instrumento de modificação do nosso mundo.

OBJETIVOS: 

·         Despertar interesse pela leitura com prazer e significação.
·         Possibilitar o conhecimento de diversos autores e obras.
·         Conhecer através de pesquisa a vida e obra do autor.
·         Registrar a leitura levando em conta sua própria visão.
·         Fazer sessões de explanações do contexto da história.
·         Coletar o material produzido para exposição como produto final.
·         Organizar as informações para apresentações da culminância.

METODOLOGIA: Para que seja descoberto o prazer pela leitura usaremos obras de variados autores.
Durante o mês do corrente ano os alunos serão incentivados a leitura de livros sugeridos pelo professor com base em vestibulares 2011 e 2012 (para alunos do E.M. e E.F.II) e demais os livros didáticos uma vez escolhidos no inicio do ano letivo aos alunos do ensino infantil o mesmo levará para casa o livro comprometendo a leitura com ajuda da família.
Nesse sentido a feira será desenvolvida com STANDS onde cada um deles representará a obra lida por os alunos. No STAND serão expostas outras obras do autor, fotografias e biografia. Dentro deste contexto os alunos produzirão fôlder e banner para divulgação da obra trabalhada.
Os alunos explanarão ao publico o contexto da obra literária, o movimento a que pertence à visão do autor e a visão atual da obra dentro da sociedade moderna. Com base nesse contexto os educandos apresentarão um trecho da obra em forma de teatro com exceção de cenas com beijos etc .
Aos visitantes dos STANDS será entregue fôlder, lembranças etc.
O banner será exposto em porta da sala ou lugar visível.
Durante a realização do projeto cada professor independente de disciplina que atua se posicionará como conselheiro de classe com objetivo de orientar a turma. Esse profissional além de orientar se relacionará com o professor responsável pelo projeto para saber critérios de avaliação da feira e sugestões para realização.
Sendo assim e com base nos critérios de avaliação os alunos virão a feira uniformizados e seguirão os critérios abaixo:

·         Ornamentação da sala ou stand.
·         Fôlder.
·         Banner.
·         Leitura da obra completa.
·         Exposição de outras obras do autor.
·         Biografia.
·         Contexto da obra.
·         Peça teatral (trecho)
·         Ideia central da obra e o contexto atual que a mesma trás aos seus leitores.

CULMINÂNCIA:
Feira ( abertura as 8:30 as 12:00)  (Data a combinar)

PROGRAMAÇÃO DA CULMINÂNCIA:
·         Abertura com Oração e Texto Bíblico.
·         Hino Nacional.
·         Mensagem (Direção ou coordenadora).
·         Distribuição dos STANDS.


AVALIAÇÃO: O processo de avaliação constará de acompanhamento sistemático e do desempenho do aluno em atividades coletivas e individuais, tomando como critério: Os avanços alcançados durante o processo de ensino e aprendizagem, a capacidade de participação, frequência realização das atividades orais e escritas.
_____________________________________________________________
Material elaborado pela Professora Midiã Fábia Almeida da Silva – midiafabia@hotmail.comTodos os direitos reservados. Reprodução Proibida. Art. 184 do código Penal e Art. 98 da Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.



Nenhum comentário:

Postar um comentário